Estado de Goiás

Doutor Honoris Causa | Comunidade de Jataí presenciou a titulação de um de seus benfeitores  

Honoris3

 

Na última terça-feira, 25, a Universidade Estadual de Goiás concedeu seu mais novo título de Doutor Honoris Causa ao empresário Adelino Gameiro das Neves, na cidade de Jataí.

A solenidade reuniu, além de amigos e familiares, membros da comunidade e autoridades locais, como o prefeito Vinícius Luz. Professores e estudantes da Escola de Ensino Especial Érica de Melo Barbosa, fundada a partir da iniciativa de Adelino Gameiro, também estiveram presentes - portando uma grande faixa de agradecimento.

O discurso panegírico, que elenca as razões pelas quais o agraciado merece receber tal honraria, foi feito pelo pró-reitor de Planejamento de Desenvolvimento Institucional, o professor Christiano de Oliveira. Em sua fala, Christiano afirmou que a universidade deve estar em contato com a comunidade, e reconhecer aqueles que - assim como as instituições de ensino - se dedicam a transformar a sociedade.

“A universidade não pode se fechar em si mesma e deixar de reconhecer as necessidades da sociedade e a atuação daqueles que se dedicam a atendê-las. Este título é uma forma de homenagear essas pessoas”, disse o pró-reitor, que destacou ainda, que a atuação de Adelino Gameiro na cidade o torna mais que merecedor de reconhecimento.

 

Educação, a causa mais nobre

A dedicação e o entusiasmo do homenageado com a educação foi o combustível para o discurso do reitor da UEG, professor Haroldo Reimer, na cerimônia. O reitor declarou, que a trajetória de Adelino Gameiro faz dele um exemplo a professores e profissionais do ensino, e desejou que "a história e atuação deste senhor sirva como inspiração para todos aqueles que também se dedicam ao ensino".

Ele também enalteceu a escolha do empresário, que entre tantas causas válidas, elegeu a educação como alvo de seus esforços. "A causa da Educação é a causa da transformação de vidas e de pessoas que, com acesso ao ensino, começam a enxergar a perspectiva de que algo bom há de se realizar no horizonte", proclamou o reitor.

 

"Uma causa como a educação não fica restrita a um espaço.

Ela carrega em si a superação dos espaços

e dos limites que a vida impõe ao caminho das pessoas",

Haroldo Reimer.

 

IMG_3238_1

Adelino se destacou ao microfone - que foi usado para dividir com o público presente no Centro de Cultura e Eventos Dom Benedito Domingo Cóscia parte das     ações que realizou desde que começou a se dedicar às causas sociais em Jataí. Ele lembrou que as conquistas acumuladas ao longo do tempo não foram obras     solitárias e sim iniciativas que sempre contaram com o apoio das organizações e autoridades locais e estaduais.

Enérgico, o senhor de 82 anos encerrou sua fala oferecendo um pouco da sabedoria conquistada com a experiência: os títulos e as homenagens recebidas não     são tão importantes quanto o afeto que despertamos nos outros. "As pessoas têm que gostar de você pelo que você é!", conluiu o mais novo Doutor Honoris Causa em Educação da cidade de Jataí.

Notícia publicada em 27/04/2017